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Com frequência, encontramos a expressão referida
como evangelho, ou boa nova. Quando ela surge pela primeira vez na Bíblia? A
resposta pode surpreender.
A grande descoberta é que a Bíblia atua como um
conjunto de comunicações: não se trata apenas de 66 livros redigidos por 40
autores ao longo de milênios, mas sim de uma obra unificada que demonstra
sinais de uma elaboração divina em todos os seus elementos.
Os rabinos da tradição judaica possuem uma
maneira própria de transmitir essa mensagem: afirmam que não entenderão as
Escrituras até que o Messias chegue. Quando Ele vier, não apenas nos explicará
cada passagem, mas também o sentido das palavras; Ele até esclarecerá as
letras.
“Não pensem que vim para abolir a Torá e os
profetas; não vim para eliminar, mas para cumprir. Pois em verdade vos digo que
até que o céu e a terra desapareçam, nem uma letra ou vírgula da lei passará,
até que tudo se cumpra.”
Um exemplo pertinente disso pode ser encontrado
em Gênesis, capítulo 5, que apresenta a genealogia de Adão a Noé. Esta é uma
seção que facilmente ignoramos ao ler Gênesis, consistindo apenas numa lista de
ancestrais de Adão a Noé. No entanto, uma investigação das raízes pode revelar
algumas descobertas interessantes.
Na nossa Bíblia, encontramos nomes em hebraico.
Quais são os significados desses nomes em português?
Compreender o que os nomes próprios significam
pode ser complicado, pois frequentemente não existe uma tradução direta. Até
mesmo um dicionário hebraico tradicional pode não ser suficiente. Contudo, uma
análise das raízes originais pode gerar novas e intrigantes percepções.
Matusalém surge de muth, que se traduz como
“morte”, e shalach, que significa “trazer” ou “enviar”. Portanto, Matusalém
pode ser interpretado como “sua morte trará”. O termo muth, que se refere à
morte, aparece 125 vezes no Antigo Testamento.
O pai de Matusalém recebeu uma revelação sobre o
Grande Dilúvio que estava por vir e foi informado de que enquanto seu filho
estivesse vivo, o julgamento do dilúvio seria adiado; mas assim que ele
falecesse, as águas do dilúvio seriam enviadas.
Na verdade, no ano em que Matusalém faleceu, as
águas do dilúvio chegaram.
É interessante notar que a vida de Matusalém
simbolizou a graça de Deus ao postergar o juízo do dilúvio iminente. Portanto,
é adequado que sua vida, a mais longa registrada na Bíblia, represente a
extensão da misericórdia divina.
Se o nome Matusalém possui tanto significado,
vamos investigar os outros nomes para entender o que eles podem
transmitir.
Adão
O nome Adão é traduzido como “homem”. Sendo o
primeiro ser humano, isso parece bastante claro.
Sete
O filho de Adão recebeu o nome de Sete, que
significa “designado”. Eva disse: “Pois Deus me deu outra geração em lugar de
Abel, que foi assassinado por Caim.”
Enos
O filho de Sete era conhecido como Enos, que se
traduz como “humano, frágil ou carente”. Essa palavra deriva da raiz anash, que
indica “incurável”, relacionada a feridas, tristeza, sofrimento, enfermidade ou
malevolência.
Durante o período de Enos, as pessoas começaram a
desonrar o nome do Deus Vivo.
Cainã
Enos gerou um filho chamado Cainã, que pode ser
interpretado como “tristeza, canção de lamento ou elegia”. A tradução exata é
um pouco incerta; algumas referências indicam, lamentavelmente, que Cainã é uma
variação do nome Cainã.
Balaão, de uma montanha em Moabe, faz um
trocadilho com o nome dos ceneus ao prever sua queda.
Não temos certeza do motivo exato pelo qual esses nomes foram escolhidos para seus filhos. Muitas vezes, eles poderiam refletir circunstâncias relacionadas ao nascimento e outras situações.
Mahalaleel
O filho de Cainã era chamado Mahalaleel, que tem
origem na palavra mahalal, significando abençoado ou louvor, combinado com El,
que representa Deus. Assim, Mahalaleel pode ser interpretado como “Deus
Abençoado”. É comum que nomes hebraicos incluam El, como em Dan-i-el, que se
traduz como “Deus é meu Juiz”, entre outros.
Jared
O filho de Mahalaleel chamava-se Jared, que se
origina do verbo yaradh, que quer dizer “descerá”.
Enoque
O filho de Jared recebeu o nome de Enoque, que
significa “ensinar ou início”. Ele foi o primeiro de uma linhagem de
pregadores, sendo que a primeira profecia registrada vem de Enoque, abordando,
curiosamente, a Segunda Vinda de Cristo (embora seja citada no Livro de Judas
do Novo Testamento):
Enoque também, o sétimo desde Adão, profetizou
sobre eles, afirmando: “Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos, Para
realizar o julgamento sobre todos e convencer todos os ímpios entre eles de
todas as suas ações ímpias que cometeram e de todas as palavras severas que os
pecadores ímpios proferiram contra ele.”
Matusalém
Enoque era pai de Matusalém, que já foi
mencionado. Depois do nascimento de Matusalém, Enoque andou com Deus. [8]
Supõe-se que Enoque recebeu a profecia sobre o Grande Dilúvio e foi informado
de que, enquanto seu filho estivesse vivo, o juízo do dilúvio seria contido. No
ano em que Matusalém faleceu, o dilúvio aconteceu.
Enoque, claro, nunca experimentou a morte: ele
foi levado (ou, se me permitem a expressão, arrebatado). Dessa forma, Matusalém
pode ser visto como o homem mais idoso da Bíblia, mas faleceu antes de seu
pai!
Lameque
Matusalém teve um filho chamado Lameque, um termo
cuja raiz ainda é visível em nossa própria palavra em inglês, “lamentar ou
lamento”. Lameque evoca a noção de desespero.
Esse nome também se relaciona a Lameque, que faz
parte da linhagem de Caim e que, por acaso, tirou a vida de seu filho
Tubal-Caim durante uma atividade de caça.
Noé
Lameque, claramente, é o progenitor de Noé, cujo
nome deriva do verbo nacham, que se traduz como “oferecer consolo ou alívio”,
conforme Lameque esclarece em Gênesis 5:29.
Texto de Eugênio Pacelly Alves
Referências bibliográficas:
A mensagem escondida na genealogia de Caim. Disponível em: >(A mensagem escondida na genealogia de Caim (Youtube))<. Acesso em 21 de setembro de 2024.
Gênesis 4. Disponível em: >(Gênesis 4 (Church of Jesus))<. Acesso em 22 de setembro de 2024.
Gênesis 4: comentários selecionados. Disponível em: >(https://reavivadosporsuapalavra.org/2018/10/16/genesis-4-comentarios-selecionados/)<. Acesso em 22 de setembro de 2024.
Os frutos da queda. Disponível em: >(https://bible.org/seriespage/os-frutos-da-queda-gn-41-26)<. Acesso em 23 de setembro de 2024.
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