A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento dessas informações.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Lucrécia: A menina indígena que virou nobre

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKZLpJ6MdOjqhcK4DA2CgXLm_LufWbWpc_-V4FFsHpoMwtt52J0kb3jA5TQE5Pammg67IxWmkWKRu1bkatlJPWBGlxaYVDwH1fYoF3uNI-9hTQlrHQiovoSjIRVbYv4cziMnTH-mWnNwHI3jmVZBOr3lrOrdSpnQ6ZBTqUR9SlcfxSyd6JYZuuFYxpxnM/s320/Slide175.JPG


Oferecimento da empresa Editora GuardaChuva

Na busca pelos indígenas, realizada pelos portugueses, estes encontraram índios da família Tabajara, que ocupavam as áreas do Planalto da Ibiapaba e dos Sertões do Jaibára. Nessa região do Jaibára, os portugueses descobriram uma mulher nativa acompanhada de uma menina de cerca de quatro anos. Quando viu os portugueses, a índia tentou escapar, subindo rapidamente a serra com sua filha pequena. Contudo, a fuga não foi bem-sucedida, e a pobre mulher foi capturada pelos portugueses na “quebrada da serra”, hoje chamada de Santos Cosmo ou Parada do Quatro. Ao ser dominada por seus capturadores, a mulher não resistiu e faleceu durante a noite. 

A menina foi mantida sob os cuidados dos portugueses, que a levaram para Portugal, onde foi apresentada à família real, que a adotou e civilizou. Como a criança não possuía nome, foi levada para o batismo e recebeu o nome de Lucrécia. Ao atingir a idade adulta, os governantes decidiram enviá-la de volta à sua terra natal: Brasil – Ceará, Graça. Lucrécia buscou o local onde sua mãe havia falecido, acompanhada de seu esposo Belchior Correia de Carvalho, também natural de Portugal, e construiu um cemitério em homenagem a ela. O casal, Belchior e Lucrécia, formou a mais importante e distinta família da nossa região. Lucrécia se tornou a primeira mulher civilizada da Graça.


Descendência

Se casou com o português Belchior Correia de Carvalho, ele sendo filho dos portugueses João Correia e Maria Fernandes. Desse matrimônio tiveram 09 filhos. São eles:

1. Belchior Correa de Carvalho Filho, nascido aproximadamente em 1710 e se casou em 1ª núpcia com Ana Angélica da Silva Mendonça, ela sendo filha de Pedro de Mendonça e Lourença da Costa. Desse matrimônio tiveram 01 filho. É ele:

1.1. Manuel Machado Coelho

Belchior em 2ª núpcia com Anna Maria da Conceição, ela sendo filha de Pedro de Mendonça e Lourença da Costa. Desse matrimônio tiveram 05 filhos. São eles:

1.2. Francisco Correa de Carvalho

1.3. Melchior

1.4. Izabel Correia

1.5. Maria Correa

1.6. Pedro Correa de Mendonça


2. Quitéria Correia de Carvalho, nascida aproximadamente em 1720 e em 1ª núpcia se casou com o Capitão Manoel Ferreira Torres, ele sendo filho dos portugueses João Carvalho Torres e Maria Ferreira. Desse matrimônio tiveram 05 filhos. São eles:

2.1. Capitão Félix Ferreira Torres

2.2. Manoel Ferreira Torres

2.3. Ana Ferreira Torres

2.4. Angélica Ferreira Torres

2.5. João Ferreira Torres

Quitéria em 2ª núpcia se casou com Manuel Ferreira Ferraz. Desse matrimônio tiveram 01 filho. É ele:

2.6. João Ferreira Ferraz


3. Francisca Correia de Carvalho, nascida aproximadamente em 1720 e em 1ª núpcia se casou com Domingos Gonsalves Lemos, ele sendo filho dos portugueses Domingos Gonçalves de Azevedo e Maria Lopes. Desse matrimônio tiveram 09 filhos. São eles:

3.1. Vicência Lopes

3.2. Anna Gonçalves

3.3. João Gonçalves Lemos

3.4. Albina Gonsalves

3.5. Angélica Correia Gonçalves

3.6. Belchior Lopes de Azevedo

3.7. Joana Gonçalves de Azevedo

3.8. Luís Lopes

3.9. Maria Lopes de Azevedo

Francisca em 2ª núpcia se casou com Manuel Correa Lourenço, ele sendo filho de Tomás Correa e Maria Francisca. Desse matrimônio tiveram 02 filhas. São elas:

3.10. Angélica Correia Lourenço

3.11. Francisca Correia Lourenço


4. Nathalia Correia de Carvalho, nascida aproximadamente em 1732.

5. Francisco Correia de Carvalho, nascido aproximadamente em 1732 em Sobral/CE e se casou com Ignácia Gonçalves Pereira, ela sendo filha do português Manuel Gonçalves de Araújo e Antônia Correia de Carvalho. Desse matrimônio tiveram 05 filhos. São eles:

5.1. Joanna Correa de Carvalho

5.2. Maria

5.3. Francisco Correia de Araújo

5.4. Francisca Correia de Carvalho

5.5. José Fellis de Carvalho


6. Maria Correia de Carvalho, nascida aproximadamente em 1733.

7. Joanna Correia de Carvalho, nascida aproximadamente em 1745.

8. Paula Correia de Carvalho, se casou com o Capitão José Craveiro Ferraz, ele sendo filho do português Luís Craveiro Ferraz e Thereza Caetana Craveiro. Desse matrimônio tiveram 08 filhos. São eles:

8.1. Thereza Craveiro Ferraz

8.2. José Craveiro Ferraz Júnior

8.3. Maria Magdalena Craveiro

8.4. Joaquim Craveiro Ferraz

8.5. Belchior Craveiro Ferraz

8.6. Eugênia Craveiro Ferraz

8.7. Ana Joaquina Craveiro

8.8. Joaquina Craveiro Ferraz


9. Antônia Correia de Carvalho, se casou com o português Manuel Gonçalves de Araújo, ele sendo filho dos portugueses Estevam Gonçalves e Anna Lourença. Desse matrimônio tiveram 08 filhos. São eles:

9.1. Maria Gonsalves

9.2. Ignácia Gonçalves Pereira

9.3. Manoel Gonçalves Pereira

9.4. Belchior Gonçalves Pereira

9.5. Josefa Gonçalves 

9.6. Luís Gonçalves Pereira

9.7. Joana Maria Gonçalves

9.8. Nataria Gonsalves



Texto de Patrício Holanda



Referências bibliográficas:

Belchior Correia de Carvalho. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GZ8Q-RDG)<. Acesso em 06 de janeiro de 2024.

Lucrécia, a índia que possuía 30 léguas de terras no Ceará. Disponível em: >(https://blogdoinhare.blogspot.com/2014/02/lucrecia-india-que-possuia-30-leguas-de.html)<. Acesso em 25 de janeiro de 2025.

Lucrécia da Silva. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LC1S-L71)<. Acesso em 06 de janeiro de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário