A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento dessas informações.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Origem do sobrenome Luna e algumas genealogias na região Nordeste do Brasil

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyJZycKMMU5Dg_DNMcofCDQLDv9ZxlpKkd8jY3xLU1UTzp40HJmZo3GqzCIQyV_eMBWF01Gwh5vfboMlN3dUbzkeVA3H6NQ6aQM8U2NwDz3Ud9Oj5iLJF5pM-y35UxRxCnAXXb0tUSZdQ2YALQ5fM5m8DMdoRGUlEEdJbCCSeeOCmIWsAR7ZI7KQbxfOs/s320/Slide176.JPG


Oferecimento da empresa Editora GuardaChuva

Sobrenome de origem geográfica espanhol, vindo da localidade de Luna, que era conhecida anteriormente como Galicollis, situada na província de Saragoça, na região de Aragão, na Espanha. Também existem lugares com esse nome em Álava, Albacete e Leão. O nome Luna era utilizado para designar uma cidade na antiga Etrúria, que corresponde à atual Itália.

Esse sobrenome também é encontrado entre a população italiana. A etimologia deriva do latim luna, que significa “lua”, e além de sua conotação geográfica, pode servir como um nome apelativo, referindo-se a alguém que possui um rosto “redondo como a lua”.

O primeiro registro conhecido é de Dom Bacala de Luna, que era de Navarra e povoou a vila de Luna, em Aragão. O rei de Aragão, Dom Sancho Ramires (1043-94), conferiu-lhe o título de conde de Luna no ano de 1093. Ele foi um dos cavaleiros mais influentes e abastados de sua época, conquistando Fahaste dos mouros, além de participar da batalha de Alcoraz, em 1096. Faleceu aproximadamente em 1115. O sobrenome Luna chegou a Portugal durante os séculos 15 e 16, notadamente através de Dom Rodrigo de Luna, que se casou com dona Mécia Fernandes Soares de Albergaria em Viana do Castelo.

Da Península Ibérica, essa linhagem se espalhou pelo Brasil, onde há registros que remontam ao menos ao século 17, incluindo famílias de cristãos-novos, judeus convertidos ao cristianismo. Em Pernambuco, Álvaro Gonçalves de Luna, residente em Ipojuca, deixou descendentes de seu casamento com Isabel da Costa, em 1616. No Rio de Janeiro, existe a descendência de Francisco de Sales de Siqueira e Luna (1723-76), que se uniu a Jerônima Mendes Vanzil em 1748. Ademais, há uma família Luna que se originou do italiano Francesco Luna, que imigrou para o Brasil no início do século 19, além de famílias Luna que têm raízes indígenas, no Rio Grande do Sul.


Algumas genealogias na região Nordeste do Brasil

Oferecemos este breve ensaio genealógico da prole Luna no Ceará, tendo como ponto de partida, Bráz Pereira Luna que se casou com a pernambucana Maria José de Alencar Rego, ela sendo filha do português Leonel de Alenquer Rego e da baiana Maria de Assumpção de Jesus. Desse matrimônio tiveram 07 filhos, onde herdaram os sobrenomes: Pereira Luna, Luna, Luna Pimentel e Peixoto de Luna. 

Bráz Luna teve 25 netos que herdaram os sobrenomes: Peixoto de Luna, Severino de Lucena, Rodrigues Luna, Pereira Luna, Bonfim, Sam José, Cândida de Alencar, Luna, Costa Araújo e Luna Alencar.

Bráz Luna teve aproximadamente 91 bisnetos que herdaram os sobrenomes: Peixoto de Luna, Grangeiro de Luna, Luna de Alencar, Tavares de Luna, Tavares Simões, Luna Simões, Luna, Pereira de Luna, Costa Araújo, Silva, Ferreira Maciel, Vieira de Gusmão Maciel, Bonfim, Luna Maciel, Moreira, Peixoto e Silva, Silva Peixoto, Peixoto, Peixoto de Alencar e Silva, Moreira da Costa, Alencar, Sabino de Luna, Rego Barros e Rego Luna.

 

Com a intenção de ampliar as pesquisas sobre possíveis ascendentes estrangeiros com sobrenome Luna na região Nordeste do Brasil, seguem mais alguns dados relevantes:

Bahia: Tenente Pedro Alexandrino Novaes e Luna, nascido aproximadamente em 1822 e se casou com Joaquina Carolina de Souza Dantas, ela sendo filha do Tenente Coronel José Teodósio de Souza e Ana Maria Dantas de Jesus. Desse matrimônio tiveram 04 filhos.

Sergipe: José Theobaldo de Luna, nascido aproximadamente em 1830 e se casou com Joana Martha de Jesus, ela sendo filha de Antônio José e Maria Ponciana. Desse matrimônio tiveram 01 filha.

Alagoas: Adolpho Manoel Luna, nascido aproximadamente em 1931 e se casou com Maria José Marques Luna, ela sendo filha de Sátiro de Araújo Marques e Margarida Cardoso Marques. Desse matrimônio tiveram 02 filhos.

Pernambuco: Antônio Melo Luna, nascido aproximadamente em 1820 e se casou com Umbelina Valença. Desse matrimônio tiveram 02 filhos.

Paraíba: José Luiz do Rego Luna, nascido aproximadamente em 1849 e se casou com Francisca do Rego Luna. Desse matrimônio tiveram 01 filha.

Rio Grande do Norte: Maria Francisca de Luna, nascida aproximadamente em 1886 e se casou com João Aleixo de Luna, ele sendo filho do paraibano João Aleixo de Luna Gondim e da potiguar Maria Maurício de Souza. Desse matrimônio tiveram 03 filhos.

Ceará: Vicente Ferreira Luna, nascido em 1827 em Sobral/CE e se casou com Lucinda Maria da Conceição, ela sendo filha de Pedro José Martins e Joana Lucia da Conceição. Desse matrimônio tiveram 01 filho.

Piauí: Joaquim Manoel Corrêa Luna, nascido aproximadamente em 1833 e se casou com Silvana Luna. Desse matrimônio tiveram 01 filho.

Maranhão: 



Texto de Eugênio Pacelly Alves



Referências bibliográficas:

Adolpho Manoel Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GCZC-P1C)<. Acesso em 09 de março de 2025.

Antônio Melo Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G5PJ-7BM)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Bráz Pereira Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G85W-CDV)<. Acesso em 04 de março de 2025.

João Peixoto de Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GK49-Z72)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Joaquim Manoel Corrêa Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GLJ9-J7R)<. Acesso em 21 de fevereiro de 2025.

Joaquim de Luna Pimentel. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GZCJ-473)<. Acesso em 07 de março de 2025.

José Antônio de Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G85W-MNF)<. Acesso em 07 de março de 2025.

José Luiz do Rego Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GZT4-6DZ)<. Acesso em 04 de março de 2025.

José Theobaldo de Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G1BB-XHQ)<. Acesso em 09 de março de 2025.

Luna. Disponível em: >(https://sobrenomes.genera.com.br/sobrenomes/luna/)<. Acesso em 16 de março de 2025.

Maria Francisca de Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G8RX-1VD)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Maria José de Alencar Rego. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/LCCR-82D)<. Acesso em 07 de março de 2025.

Tenente Pedro Alexandrino Novaes e Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/L6W1-WYS)<. Acesso em 09 de março de 2025.

Vicente Ferreira Luna. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GFMR-7XQ)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário