A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados - Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais, estabelecendo diretrizes para empresas e organizações sobre coleta, armazenamento, uso e compartilhamento dessas informações.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Origem do sobrenome Sabino e algumas genealogias na região Nordeste do Brasil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlB8PPHV5DYvynsxBlfbJLPwT6ueptU9OhUb2XiVfYPEIs4t-LNZrKQqNGUIMar9ZENYhXH077eiZikrd2FiEpgNJ1Qt3mzUjHJiTGB81d1Fpjevt-qGKp6pZTEJ33jvHWUvdC3GY43ir4k6oxncLIh_RPeW845dnI82R_JGesI86g11IrxlCpZMce3Ck/s320/Slide44.JPG


Oferecimento do cupom de desconto AMIGOSDEPETS

O sobrenome SABINO se destaca como uma das preciosidades da nomenclatura italiana, possuindo uma herança cultural e histórica abundante. Frequentemente, um sobrenome serve como uma porta de entrada para a história, fornecendo dados sobre a localização geográfica, trabalho ou traços dos antepassados de uma linhagem.

A origem do sobrenome SABINO encontra-se na Itália, especialmente ligada à parte central do país. A palavra ‘sabino’ tem sua origem nos Sabinos, uma antiga tribo itálica que vivia na região de Sabina, que está centrada na atual área do Lácio. Essa tribo teve uma importância considerável na trajetória de Roma, muitas vezes se envolvendo em conflitos e fusões com os romanos. Uma das histórias mais conhecidas da mitologia romana é a do ‘Rapto das Sabinas’, que narra a captura de mulheres sabinas pelos fundadores de Roma.

A Sabina é uma área de impressionante beleza natural, famosa por suas colinas suaves e vilarejos encantadores. Ao longo da história, essa região tem estado ligada à agricultura, especialmente na produção de azeite de oliva e vinho, que fazem parte essencial da culinária italiana. A localidade ainda preserva vestígios de seu passado antigo, incluindo ruínas e artefatos que datam do tempo dos Sabinos.

As pessoas com o sobrenome SABINO podem rastrear suas raízes ancestrais até esses campos produtivos e culturalmente ricos. A herança sabina é visível não apenas na história, mas também na cultura e nas tradições que são transmitidas de geração em geração. Atualmente, nomes como SABINO continuam a ser encontrados em diferentes partes da Itália, assim como nas comunidades italianas espalhadas pelo mundo.


Algumas genealogias na região Nordeste do Brasil

Oferecemos este breve ensaio genealógico da prole Sabino em Pernambuco, tendo como ponto de partida, Capitão Antônio Conrado Sabino que se casou com a pernambucana Maria Emília Vital, ela sendo filha do carioca Antônio de Oliveira Vital e da pernambucana Joanna Florinda de Gusmão Pereira Lobo. Desse matrimônio tiveram 02 filhas, onde herdaram o sobrenome: Sabino. 

Capitão Antônio Conrado teve 05 netos que herdaram os sobrenomes: Gusmão Lobo e Sabino de Gusmão Lobo. 

Capitão Antônio Conrado teve aproximadamente 17 bisnetos que herdaram os sobrenomes: Gusmão Lobo, Gusmão e Heck.

 

Com a intenção de ampliar as pesquisas sobre possíveis ascendentes estrangeiros com sobrenome Sabino na região Nordeste do Brasil, seguem mais alguns dados relevantes:

Bahia: Francisco Pereira Sabino, nascido aproximadamente em 1808 e se casou com Joaquina M. da Costa Sabino.

Sergipe: Padre Vicente Sabino dos Santos, nascido aproximadamente em 1824 e se casou com Celcina Dantas Barbosa. Desse matrimônio tiveram 03 filhos.

Alagoas: Umbelino Angelico Sabino de Melo, nascido em 1849 em Maceió/AL e se casou com Guilhermina Basilio da Costa, ela sendo filha de Manoel Basilio da Costa e Francisca Basilio da Costa. Desse matrimônio tiveram 01 filho.

Paraíba: Gertrudes Sabino, nascida aproximadamente em 1847 e se casou com Manoel Gomes Cabral, ele sendo filho de João Gomes Cabral e Claudina Maria da Conceição. Desse matrimônio tiveram 12 filhos.

Rio Grande do Norte: Manoel Gomes da Silva Sabino, nascido aproximadamente em 1855 e se casou com Firmina Maria Fernandes. Desse matrimônio tiveram 02 filhos.

Ceará: Maria do Carmo Sabino, nascida aproximadamente em 1783 e se casou com Manuel Lourenço da Silva, ele sendo filho de Tomás Lourenço da Silva e Rosa Maria Teles de Melo. Desse matrimônio tiveram 12 filhos.

Piauí: Antônio Sabino da Silva, nascido aproximadamente em 1845 e em 1ª núpcia se casou com Carolina Maria de Jesus Bezerra, ela sendo filha de Izidro Pereira de Maria Bezerra e Maria Antônia do Sacramento. Desse matrimônio tiveram 08 filhos.

Em 2ª núpcia se casou com Raimunda Maria de Jesus. Desse matrimônio tiveram 01 filho.

Maranhão: Jozefa Adelaide Sabino, nascida em 1839 e se casou com Antônio Leite de Moraes Rego, ele sendo filho de Juvêncio Antônio de Moraes Rego e Anna Joaquina de Moraes Rego.



Texto de Eugênio Pacelly Alves



Referências bibliográficas:

Antônio Sabino da Silva. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GXSL-9RN)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Capitão Antônio Conrado Sabino. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G9VZ-TGV)<. Acesso em 09 de março de 2025.

Francisco Pereira Sabino. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/9N5B-JYY)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Gertrudes Sabino. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/9NL1-GXF)<. Acesso em 07 de março de 2025.

História e origem do sobrenome Sabino. Disponível em: >(https://www.mastercidadania.com.br/sabino-a-historia-e-origem-do-sobrenome)<. Acesso em 09 de março de 2025.

Jozefa Adelaide Sabino. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G6KR-WNS)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Manoel Gomes da Silva Sabino. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GZ67-HT1)<. Acesso em 04 de março de 2025.

Maria Emília Vital. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/G8V4-21M)<. Acesso em 16 de março de 2025.

Padre Vicente Sabino dos Santos. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GS84-84V)<. Acesso em 07 de março de 2025.

Umbelino Angelico Sabino da Silva. Disponível em: >(https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/GLCQ-D5K)<. Acesso em 21 de fevereiro de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário